CULT - Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura

Dirigente(s): 
Adriano Sampaio
Lynn Alves
Histórico: 

O CULT reúne pesquisadores, professores e estudantes da área da cultura, especialmente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (doutorado e mestrado), do curso de Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação (graduação) e dos Bacharelados Interdisciplinares do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC (graduação). Fundado em 12 de maio de 2003, o CULT teve o seu regimento aprovado pela Congregação da Faculdade de Comunicação da UFBA.

 

O Centro desenvolve pesquisas, atividades de extensão e formação, como cursos e eventos, e publica livros periodicamente. As pesquisas estão divididas em duas principais linhas: cultura e desenvolvimento e cultura e identidade. As atividades de extensão e formação acontecem periódica ou eventualmente e são voltadas para o público interno e externo. As publicações são fruto das pesquisas e atividades do Centro e são publicados em parceria com a Edufba.

 

Os principais objetivos do CULT são:

  1. Desenvolver pesquisas multidisciplinares em cultura, consolidando-se como referência para as investigações na área dos estudos da cultura;
  2. Acompanhar criticamente os itinerários da cultura na Bahia, no Brasil e no mundo contemporâneos;
  3. Propiciar a cooperação e o intercâmbio intelectuais entre pesquisadores de cultura no âmbito da instituição e no universo das mais diversas instituições;
  4. Constituir e fomentar uma rede de pesquisadores em estudos da cultura;
  5. Acolher e formar, de modo qualificado, pesquisadores em cultura;
  6. Organizar e gerenciar acervo e banco de dados sobre cultura e seus estudos;
  7. Promover atividades de extensão, sob as mais diversas modalidades, visando difundir o resultado de suas pesquisas e refletir sobre estudos de cultura produzidos por outras instituições e personalidades;
  8. Publicizar seus trabalhos através dos mais diferentes meios de divulgação;
  9. Estimular e apoiar pesquisas em cultura;
  10. Lutar por políticas democráticas no âmbito da cultura.

 

Localização: 

Rua Barão de Jeremoabo, s/n, PAF V, Sala 206a – Campus Universitário de Ondina – Salvador-BA 40.170-115

Projetos Culturais em 2019: 
Nome: 
XV Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura
Descrição: 

O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT realizou sua décima quinta edição entre os dias 31 de julho e 03 de agosto de 2019, em Salvador-Bahia. Maior evento de estudos em cultura realizado no país, o encontro é uma iniciativa criada com o intuito de consolidar e avançar em um espaço de discussão sobre temas relacionados à cultura, numa perspectiva transversal e multidisciplinar.

Em 2019, a programação do ENECULT incluiu a realização de simpósios, grupos de trabalho (com comunicações livres), minicursos, relatos de experiência, lançamento de livros sobre estudos e pesquisas em cultura, além de apresentações culturais e feira de artesanatos e produtos da agricultura familiar instalada durante todos os dias do encontro.

O XV ENECULT é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom).

Para mais informações, acesse: www.cult.ufba.br/enecult

 

Nome: 
XI Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais – Parlamento e Cultura
Descrição: 

O XI Ciclo de Debates teve como principal objetivo oferecer um espaço de conversa entre parlamentares e o campo da cultura: artistas, intelectuais, escritores, gestores, produtores, mestres de culturas populares, agentes culturais, museólogos, bibliotecários, comunicadores, designers, cineastas, músicos, restauradores, professores, estudantes, pesquisadores em cultura etc. A ideia foi proporcionar à sociedade oportunidade para ouvir e relatar experiências concernentes às relações entre parlamentares e a cultura. A promoção foi do Coletivo de Políticas Culturais e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

 

Nome: 
Conversatório sobre Cultura e Política no Brasil atual
Descrição: 

No dia 26 de março, terça-feira, às 19 horas aconteceu no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, o Conversatório sobre Cultura e Política no Brasil Atual. A ideia do conversatório foi realizar uma ampla conversa envolvendo artistas, intelectuais, escritores, gestores, produtores, mestres das culturas populares, agentes culturais, museólogos, bibliotecários, comunicadores, desingers, cineastas, músicos, restauradores, professores, estudantes, pesquisadores em cultura etc. Ou seja, toda gente do campo cultural e qualquer pessoa interessada pela cultura. Os temas da conversa foram a situação atual do campo cultural no Brasil contemporâneo e as possibilidades de atuação conjunta do campo cultural na conjuntura difícil de 2019. A inspiração do conversatório foi “Ninguém solta a mão de ninguém”. A promoção foi do Coletivo de Políticas Culturais e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA. 

 

Nome: 
Publicações de livros na Coleção Cult
Descrição: 

Coleção Cult:

“Planos de Cultura” (Organizado por Antonio Albino Canelas Rubim)

“Artivismos das dissidências sexuais e de gênero” (Organizado por Leandro Colling)    

 “Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e programação” (Organizado por Giuliana Kauark, Plínio Rattes, Nathalia Leal)

 

Publicação de livro na Coleção Sala de Aula:

“Gestão Cultural” (Organizado por Antonio Albino Canelas Rubim)

 

Outros livros publicados:

“Política cultural: conceito, trajetórias, reflexões” (Organizado por Renata Rocha e Juan Ignacio Brizuela)

 

Nome: 
Publicação de duas novas edições no periódico “Políticas Culturais em Revista”
Descrição: 

Política Cultural em Revista é um periódico eletrônico semestral que aceita para publicação material inédito sobre Política Cultural e temáticas correlatas, na forma de artigos e ensaios resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisas, bem como entrevistas e resenhas, além da divulgação de encontros, eventos, publicações e defesas de dissertações e teses. 

Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/index

Nome: 
Participação de pesquisadores do Cult em GTs da CLACSO (Nov/2019 a Out/2022)
Descrição: 

Os Grupos de Trabalho (GTs) são redes interdisciplinares com pesquisadores de diversos países que reúnem ao seu redor um tema ou problema social relevante para a América Latina e o Caribe. Os GTs são selecionados a partir de uma chamada pública entre pesquisadores de instituições de pesquisa membros e associados da CLACSO que apresentam propostas com temática pertinente e um plano de trabalho de três anos.

Foram selecionados 90 GTs que integrarão o Programa entre novembro de 2019 e outubro de 2022, com 4167 integrantes de 55 países. O professor e pesquisador Felipe Milanez é um dos coordenadores do GT Ecología(s) política(s) desde el Sur/Abya-Yala. Entre as ações do plano trienal está prevista a realização do Seminário Latinoamericano sobre conflitos ecológicos e violência contra ecologistas em setembro de 2020, em Salvador. Já a professora e pesquisadora Graciela Natansohn será uma das integrantes do GT Apropriação de tecnologias digitais e interseccionalidades.

Mais informações>> https://www.clacso.org/grupos-de-trabajo/grupos-de-trabajo-2019-2022/

Vídeo(s):