APUB SINDICATO

Ano de Criação: 
1968
Descrição: 

Apub, cinco décadas de história e luta em defesa do professor e da universidade pública

Em 6 de agosto de 1968, foi fundada a Apub (na época, Associação dos Professores Universitários da Bahia), como reação à invasão da Polícia Militar na Faculdade de Economia da UFBA, durante a ditadura militar.  Os professores queriam uma entidade que lutasse em defesa dos interesses da categoria – como salários mais justos e melhores condições de trabalho –, pela democratização do país e pelo fortalecimento do ensino das universidades públicas federais.

A Apub não deixou de ser fiel à proposta inicial: defender e representar os docentes ativos e aposentados das IFES (Instituições Federais do Ensino Superior) da Bahia. Além disso, luta pela defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade socialmente referendada, pelo não sucateamento das universidades públicas e pela superação da divisão entre autarquias e fundações.

 

De Associação a Sindicato

 

Em 2008, veio à tona a insatisfação com a estrutura da Andes, sindicato de representação dos professores das universidades públicas (federais, estaduais, municipais) e privadas, que, tendo representatividade distorcida, deixa de lutar pelos interesses dos docentes. Com isso, cresceu o desejo de transformar a Apub em sindicato local, que lide com as questões específicas dos professores, permitindo uma maior participação política da categoria.

Em 2009, os novos rumos foram indicados pela participação dos professores no plebiscito, ocorrido nos dias 16 e 17 de junho, quando decidiram pela desfiliação da Andes e pela transformação da Apub no Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino do Estado da Bahia, que
posteriormente se filiou ao PROIFES-Federação.

Hoje, a Apub é composta por quase 3 mil professores, pertencentes à UFBA, à UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia), ao IFBA (Instituto Federal da Bahia) e ao campus dos Malês da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), que participam das assembleias e atuam em diretorias, comissões, conselhos fiscais e de representantes. Desta forma, os professores vêm construindo a entidade ao longo das últimas décadas.

O futuro Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino do Estado da Bahia tem como finalidade, dentre outras, representar e defender, perante as autoridades administrativas, previdenciárias e judiciais, os direitos e os interesses dos filiados, podendo agir, inclusive como substituto processual ou propor ações coletivas em defesa de direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos (Art. 2º, inciso I do Estatuto, 2006).

 

Fontehttp://apub.org.br/a-apub/quem-somos/

Nome do Setor Cultural: 
Diretoria de Comunicação e Cultura
Ações Culturais em 2019: 
Nome: 
Lavagem do Bonfim
Data de Realização: 
17/01/2019
Descrição: 
A APUB participou da Lavagem do Bonfim 2019, importante manifestação cultural da cidade do Salvador.
Nome: 
Mudança do Garcia
Data de Realização: 
04/03/2019
Descrição: 
A APUB participou do Carnaval de 2019, integrando o bloco popular Mudança do Garcia.
Nome: 
Dia Internacional das Mulheres
Data de Realização: 
08/03/2019
Descrição: 
Participação na manifestação popular do Dia Internacional das Mulheres
Nome: 
Marcha do Silêncio
Data de Realização: 
01/04/2019
Descrição: 
Manifestação pela Democracia
Nome: 
2 de Julho
Data de Realização: 
02/07/2019
Descrição: 
A APUB esteve presente no desfile de 2 de Julho, dia da Independência da Bahia. A data é um marco importante na História da Bahia e do Brasil.
Nome: 
Universidade na Praça
Data de Realização: 
24/07/2019
Descrição: 
Professores e professoras estiveram presentes no "Universidade na Praça", evento que objetivou expor para a sociedade o que é produzido na Universidade Pública.
Nome: 
APUB vai às Unidades da UFBA para debater o Future-se
Data de Realização: 
29/08/2019 a 13/09/2019
Descrição: 
A APUB foi a diversas unidades da UFBA para debater sobre o programa Future-se, a convite das/os diretoras/es e docente. No dia 26 de agosto, a presidenta Raquel Nery participou da reunião do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão da UFBA, na Reitoria da UFBA; já no dia 27, o diretor Emanuel Lins participou da Assembleia do Instituto de Química, onde explicou como o Future-se não altera, em teoria, a natureza jurídica das IFES, mas na prática cria uma gestão paralela e esvazia a forma de gestão atual, propõe uma renúncia ao patrimônio das Universidades e ao financiamento público e desestrutura a carreira docente.
Nome: 
Seminário Nacional Universidade Pública: Autonomia e Financiamento
Data de Realização: 
03/10/2019 a 04/10/2019
Descrição: 
Um debate, articulado pelo Proifes-Federação e a APUB-Sindicato, acontece em Salvador para discutir os constantes ataques à educação pública, em especial às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Foram convidados especialistas em autonomia, gestão e financiamento das universidades públicas brasileiras, considerando o cenário em que o Governo Federal contingencia verbas das IFES, congela contratações, pesquisas e bolsas e tenta aprovar o projeto Future-se, que pretende flexibilizar a autonomia de gestão e financiamento das universidades e institutos federais.
Endereço: 
APUB – Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia Rua Aristides Novis, 44, Federação – CEP 40210-630 – Salvador – Bahia. Tels: (71) 3235-7433 (71) 3235-7286 | e-mail: apub@apub.org.br