Filosofia (PIBID)

Objetivos: 

 

Instigar a formação de docentes de Filosofia para a educação básica,  visando  contribuir  para  a  valorização  do  exercício  do magistério  com  a  promoção  da  qualidade  da  formação  de  professores  nos  cursos  de  Filosofia  e  ciências  humanas; 

 

-  Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Filosofia, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

 

 -  Favorecer a  inserção  dos  licenciandos  em  filosofia  no  cotidiano  de  escolas  da  rede  pública  de educação,  proporcionando-lhes  oportunidades  de  criação  e  participação  em  experiências  metodológicas,  tecnológicas  e práticas  docentes  de  caráter  inovador  e  interdisciplinar  que  busquem  a  superação  de  problemas  identificados  no  processo  de ensino-aprendizagem; 

 

-  motivar  escolas  públicas  de  educação  básica,  mobilizando  seus  professores  como  formadores  dos futuros  docentes  e  tornando-as  protagonistas  nos  processos  de  formação  inicial  para  o  magistério; 

 

-  contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas no curso de filosofia; 

 

-  Conceber a  atividade  docente  da  filosofia  como  uma  “Oficina  de  Conceitos”,  isto  é,  como  uma  prática  de manipulação  e  uso  de  conceitos  clássicos  já  existentes,  mas  também  como  um  instigar  para  a  construção  de  novos  conceitos, conforme  se  chegue  a  novas  formulações  de  problemas  (antigos  ou  novos)  acerca  da  racionalidade  humana;

 

 -  Auxiliar no entendimento  de  obras  de  pensamento  e  obras  de  arte,  pois  a  filosofia  pode  investigar  a  racionalidade  das  ações  humanas  e seus  valores  éticos  e  políticos,  dentro  de  situações  concretas  vividas;  e  pode  ser  muito  útil  nos  debates  epistemológicos  em torno das ciências e, sobretudo, na consciência dos limites lógicos e éticos de suas aplicações;

 

- Estabelecer a inserção de alunos do Curso de Filosofia como Monitores em Escolas Públicas do ensino médio da cidade de Salvador, de modo que eles possam desenvolver as seguintes  atividades:  (a)  Dar  apoio  às  aulas  e  atividades  desenvolvidas  pelos  professores  das  Escolas;  (b) Elaborar  e  executar  projetos  que  desenvolvam  conteúdos  curriculares;  (c)  Investigar  novos  métodos,  estratégias  discursivas  e materiais para  transmissão dos  conteúdos.

 

 

Coordenador(es) da Área: 
Genildo Ferreira da Silva
Escola(s): 
Colégio Estadual Barros Barreto
Colégio Estadual Professora Noêmia Rego
Colégio Estadual Rotary
Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Supervisor(es): 
Gladys Parish Seixas
Manoel Pereira Lima Junior
Sofia Elizabete Alves de Santana
Etapa(s) do ensino: 
  • Ensino Médio - 2ª Série
  • Ensino Médio - 3ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série
  • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais
  • EJA - Ensino Médio
  • Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio)
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série
  • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano
  • Ensino Médio - 1ª Série

 

Número de Bolsistas UFBA: 
24
Curso(s) UFBA: