Observamos a necessidade de mudanças das práticas educacionais em busca de superar uma concepção tradicional de História, pois não perdemos de vista que História é vida, dinâmica, elaborada pelos sujeitos em determinadas circunstâncias históricas e temporais. Assim, o subprojeto PIBID- História pretende resgatar o prazer de se compreender a história a partir da vivência cotidiana, tendo em vista o acesso a novas tecnologias e a ampliação do universo de informações, possibilitando aos cidadãos contato mais interativo com o conhecimento histórico e, de forma particular, com os processos de perlaboração da memória, seja individual ou coletiva, que confere sentimentos, emoções aos acontecimentos.
Conhecer o passado para transformar o presente constitui o mote dessa investigação sobre direitos humanos no campo escolar. Apostamos na proposta de uma Históriaproblema como ponto de partida para uma pesquisa-ação articulada com o Programa Institucional de Iniciação à Docência, PIBID, financiado pela CAPES. Os estudantes de graduação de História, bolsistas do projeto, atuarão junto aos estudantes, professores, entre outros, problematizando a relação entre história e memória na afirmação e reflexão crítica dos direitos humanos no ambiente escolar. A pesquisa pretende reconhecer o percurso de construção do trabalho docente desenvolvido pelos bolsistas; analisar seu processo de iniciação à docência, bem como a receptividade dos temas desenvolvidos, relacionando ensino de história e direitos humanos, no largo entendimento e difusão das diferentes perspectivas da comunidade escolar.
Dentre os objetivos está o de inserir os licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Com o PIBID, pretendemos incentivar a formação de professores para que eles produzam intervenções e estudem sua prática, acreditando que, pelo conhecimento da educação seja possível elevar a qualidade da escola pública. O Programa descortina-se como oportunidade para desenvolver com os licenciados experiências metodológicas, para a superação de problemas identificados no processo educativo. Garante financeiramente o tempo de vivência no ambiente de ensino médio e de convivência com os professore regentes, que serão co-formadores.
A equipe pretende atuar no Ensino Médio, não anulando a participação dos estudantes em outras séries nos projetos e oficinas do PIBID, inclusive com incentivo a interdisciplinaridade através dos docentes das escolas e dos pibidianos de outras áreas do conhecimento (Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa, Filosofia, etc). Com isso, todos os docentes e discentes serão atendidos e motivados a participarem dos eventos culturais de abrangência comunitária.
A meta desse subprojeto é dar maior visibilidade ao programa, assumindo o desafio de alterar o foco quando necessário, para garantir atendimento a um público cada vez mais diversificado, mantendo a empolgação e a criatividade em suas atividades pedagógicas. Assim, pretendemos
construir um trabalho coletivo e colaborativo para desenvolvimento de projetos de pesquisa-ensinoaprendizagem, utilizando a Teoria e Metodologia do Ensino de História, História Contemporânea e do Brasil Contemporâneo, para mudar um pedaço da realidade.
Pesquisamos e adotamos o documento Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH como política pública a ser compreendida, para difundir os direitos humanos no Brasil, compreendendo tensas e complexas relações entre Políticas de Memória e de Estado. O PNDH obedece a cinco princípios básicos e reconhece a indissociabilidade dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, individuais e coletivos, o PNDH procura definir propostas para proteção de todos os direitos humanos.
- Ensino Fundamental II
- Ensino Médio
- EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais
- Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado)
- Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio)
- EJA - Ensino Médio