O ensino da leitura e produção textual constitui objetivo central do subprojeto Letras Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o aprimoramento da formação de seus graduandos. Para tanto, firma-se como base de suas práticas as abordagens discursivas e críticas da linguagem, em estreito diálogo com as diretrizes político-educacionais atuais para a Educação Básica.
Consubstancia essa perspectiva de trabalho, a funcionalidade da linguagem meio aos contextos constitutivos dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992), estes afetados sobremaneira pelas novas tecnologias e a diversidade cultural e linguística. Sob a perspectiva bakhtiniana (1992), os gêneros do discurso refletem as práticas de linguagens indissociáveis da funcionalidade e situacionalidade discursivas, compreensão esta importante ao fazer docente contemporâneo no campo das linguagens.
Em vistas a esse propósito, a assunção da noção de discurso enquanto prática social (FAIRCLOUGH, 2001) é essencial para as intervenções no seio de um sistema institucional marcado por dissimetrias de diferentes naturezas, como desvelam-se os espaços educacionais. Os discursos, posto isto, materializam as representações enquanto modos de entendimento e significações de uma realidade compartilhada, descortinando os processos de funcionamento das relações de poder na sociedade, seja na sua manutenção ou atualizações, e possibilitando ações e reações ressignificadoras e transformadoras dessas realidades (VAN DIJK, 2008).
De modo análogo, é essencial compreender a perspectiva dos multiletramentos para uma prática funcional no trato das linguagens contemporâneas, instituídas pelas mídias e seus diferentes espaços de circulação e constituição (ROJO; MOURA, 2012). Contribuições estas inegáveis para uma formação identitáriaprofissional mais responsiva às demandas educacionais atuais no ensino da língua portuguesa e propensa às articulações funcionais entre teoria e prática para o melhoramento das práticas de leitura e produções textuais no seio educacional. O que certamente se potencializa no estreitamento das práticas entre a universidade e a escola, sobretudo pelo entendimento de ser na articulação desses fazeres, conhecimentos e ações que mudanças significativas ganham corporeidade e força, contribuindo sensivelmente para melhorias nos índices de qualidade educacional. Daí, o acompanhamento, reflexões e ponderações sobre os resultados alcançados por esse trabalho serem uma responsabilidade conjunta entre as coordenações do programa, supervisores e a comunidade escolar, ressaltando, claro, as especificidades de cada uma dessas instâncias.
Em vistas ao objetivo geral deste projeto, os seguintes objetivos específicos serão considerados:
i. Integrar o graduando às práticas escolares de ensino da leitura e produções textuais e das práticas a serem promovidas pelo subprojeto;
ii. Promover práticas acadêmicas em vistas à construção de conhecimentos relativos ao ensino da leitura e da língua escrita sob perspectivas críticas da linguagem;
iii. Proporcionar ao graduando práticas que favoreçam a formação identitária-profissional crítica;
iv. Proporcionar condições para que os/as graduandos/as desenvolvam experiências relativas ao ensino da leitura e da produção textual nos diferentes espaços constitutivos da escola e em gêneros multissemióticos e multimidiáticos;
v. Auxiliar os/as professores/as de português/supervisor(a) no desenvolvimento de projetos colaborativos com os/as graduandos/as que contribuam para a formação crítica de leitores e escritores.
- EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais
- EJA - Ensino Fundamental - Projovem Urbano
- EJA - Ensino Médio
- Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série
- Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série
- Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série
- Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano
- Ensino Médio - 1ª Série
- Ensino Médio - 2ª Série
- Ensino Médio - 3ª Série