Ação educativa no Museu Interativo de Anatomia Comparada

O Museu Interativo de Anatomia Comparada - MIAC - atende a alunos de diversas instituições de ensino desde a educação básica ao ensino médio, através de visitações orientadas por discentes da UFBA a exposições de esqueletos de animais domésticos e exóticos, animais taxidermizados, coleção de bicos, penas, conchas, patas e peças anatômicas de diferentes espécies animais. O MIAC busca proporcionar à população o acesso ao conhecimento científico produzido no mundo acadêmico da Universidade e nos últimos tempos vem tentando quebrar as barreiras que delimitam o conhecimento aqui produzido, e que muitas vezes não chegam até a população. Através disso e de parceria voluntária com a Polícia Ambiental da Bahia, o Museu vem alcançando cada vez mais a população carente. Temos como principais atividades organizar exposições temáticas em áreas públicas bem como realizar e receber visitas das escolas e instituições públicas com auxílio de professores, monitores e alunos da Universidade que tentam por à disposição do público-alvo o máximo conhecimento. Este projeto contribui para garantir a inclusão do tema ambiental nas disciplinas formais do currículo escolar e universitário, fazendo com que a Educação Ambiental atinja todos os segmentos da comunidade escolar de Salvador, fazendo-se necessário pela abrangência do envolvimento social da Universidade com a comunidade. Atividades deste tipo ampliam os horizontes de oferta de conhecimento através da incorporação de conceitos básicos de educação ambiental que irão agregar novos valores aos seus visitantes. A intenção é promover o desenvolvimento, a educação e a conscientização pública para a sustentabilidade. Ao chegar ao Museu, os visitantes percorrem um roteiro variado de atividades, como exposições temáticas, tanto com peças do acervo, como com recursos audiovisuais, palestras, bate-papos, oficinas, apresentação das pesquisas desenvolvidas em seus laboratórios, entre outras; tendo sempre atenção em adaptar os temas e recursos ao nível de escolaridade e à faixa etária do grupo em visitação.

Área Temática:
Meio Ambiente e Agrárias