Brincando em Família: um espaço de promoção da saúde

O Brincando em Família é uma atividade permanente de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Psicologia, registrada no sistema Siatex desde 2010, que oferece atenção em saúde mental a crianças acompanhadas de suas famílias. Trata-se de um espaço que tem sido bastante propício para a inserção de estudantes bolsistas do programa Permanecer na modalidade de iniciação à extensão. Atendemos dois dias da semana – terças das 9 às 12 e quintas das 14 às 17 - dentro de uma biblioteca pública da cidade de Salvador. Existe uma equipe diferente de acolhedores em cada turno, composta por uma psicóloga e três ou quatro estudantes de Psicologia. A proposta é que o atendimento aconteça coletivamente entre acolhedores e famílias, onde crianças e adultos possam interagir e se comunicar de forma livre em uma ampla sala, tendo à disposição brinquedos, jogos e materiais gráficos. Dessa forma, crianças e adultos podem escolher o modo de estar no espaço. Inserido na rede de serviços de atenção psicossocial de Salvador, o Projeto é um dispositivo de saúde que disponibiliza um espaço de atendimento psicológico para a promoção do desenvolvimento e da saúde mental, com atenção às queixas através do brincar. É um espaço que está disponível tanto para famílias que chegam com alguma demanda específica quanto para quem busca um espaço lúdico e de socialização. Fazemos parte da incipiente rede de assistência à saúde mental infantil em Salvador. As crianças provêm de diversas instituições e bairros de Salvador: há aquelas que estavam visitando a biblioteca, outras encaminhadas por escolas e creches, hospitais, Vara de Família, Ministério Públicos e outros serviços de saúde mental, principalmente os Capsi de Salvador. Somos campo de estágio básico e profissionalizante do curso de Psicologia. Realizamos pesquisa que vem gerando diversas publicações e qualificando a incipiente área da saúde mental infantil.

Área Temática: