Cartografias da infância: leituras a contrapelo da literatura infantil e juvenil

O projeto se propõe a ler crítica e comparativamente obras destinadas a crianças e adolescentes publicadas no país nos últimos trinta anos, colocando-se em discussão questões emergentes no Brasil na contemporaneidade, tais como: identidades étnico-raciais, de gênero, sexuais, de classe etc, bem como debatendo-se sobre machismo, heteronormatividade, heterossexualidade compulsória, cultura do estupro, preconceitos, padrões de comportamento e padrões estéticos impingidos a mulheres e homens, noções de infância e de adolescência. Além disso, buscar-se-á discutir sobre: os processos de representação e performance na literatura contemporânea; as relações complexas entre texto e ilustração flagradas nas obras infantis e juvenis; o lugar da literatura infantil e juvenil nos estudos literários, as polêmicas sobre usos da literatura na e pela escola, dentre outras questões, a fim de se constituir - a partir de como esses temas são tratados nas obras estudadas - uma cartografia sobre os conceitos de infância e de adolescência que se elaboram e reelaboram desde a modernidade no Ocidente.

Área Temática: 
Arte, Cultura e Comunicação
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
Monica de Menezes Santos
Cargo: 
Docente