Comunicação e resistência no Aglomerado de Bairro Subúrbio Ferroviário vistos em sites e páginas de facebook

Esse projeto é uma continuidade do projeto: Comunicação e resistência nos Aglomerados de Bairros Nordeste de Amaralina e Subúrbio Ferroviário vistos em sites e páginas de facebook; onde é desenvolvido uma pesquisa pela estudante Naiane da Silva Santos, no Aglomerado de Bairros Nordeste de Amaralina. O plano de trabalho, previsto para os doze meses, é composto por uma bibliografia que visa dotar o estudante da base conceitual para execução do projeto. Conceitos fundamentais como período popular da história, bairro popular, cultura, comunicação nas grandes cidades, em uma temporalidade de um mês, mas, durante todo período de vigência da bolsa, o bolsista terá contato com a literatura mínima. O segundo momento do plano de trabalho é o acesso diário aos sites e páginas do facebook voltado para noticiarem os fatos e acontecimentos do aglomerado de bairros, destacando cada notícia por temática e analisando esta a partir da base conceitual proposta. Nos primeiros meses se fará uma sistematização parcial, com apresentação desta na disciplina Geografia da Cidade de Salvador, disciplina ministrada pelo orientador. No segundo semestre, depois de realizada uma segunda sistematização, se repetirá a apresentação na disciplina mencionada, agora para nova turma. No último mês se elaborará o relatório final, que servirá de base para um artigo acadêmico conjunto envolvendo bolsistas e orientador.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação