A construção do imaginário de uma nação

Essa pesquisa é continuidade da execução do projeto apresentado em 2018, intitulado: A construção de um imaginário de nação no cinema de origem norte-americano. Agora acrescentamos filmes não analisados no primeiro ano da execução da pesquisa. A proposta de estudar o cinema dos EUA integrando pesquisa e extensão também tem continuidade com a Mostra de Cinema Americano que ocorre periodicamente na sala de cinema da UFBA e vínculo com o ensino através da disciplina Cinema e sociedade lecionada na pós-graduação e na graduação de Ciências Sociais, tal disciplina tem um módulo sobre o cinema de David Griffith. Em suma, avançamos a hipótese de que a representação fílmica das disputas fracionais em território norte-americano incorpora uma perspectiva de formação de uma nacionalidade, por outro lado, observa-se que a esse mito de origem acresce-se desde a segunda metade do século XX a luta contra o inimigo externo. Ambas as representações constroem e reforçam a nacionalidade americana. Enquanto recorte de pesquisa, pretendemos investigar este tipo de cinema, construtor de uma narrativa de um país, nascido do Ocidente, que reivindica sua herança, mas afirma uma história própria, original e uma luta incessante para afirmar-se como uma grande nação. Pretendemos, investigar o cinema dos EUA, focando inicialmente nos grandes clássicos ficcionais que versavam sobre a origem da nação e, de modo mais abrangente no western, como a expansão para o Oeste e a unificação do território através das caravanas. Serão priorizadas inicialmente obras e contribuições dos cineastas John Ford e D. W. Griffith e Samuel Fuller.

Área Temática: 
Arte, Cultura e Comunicação
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
Antonio da Silva Camara
Cargo: 
Docente