Efeito Bairro: Comparações Metodológicas e pressupostos teóricos

O presente projeto se inscreve no EDITAL PROAE 29/2018 ? Programa Permanecer 2019 com vigência para o período de 1º. julho de 2019 a 30 de junho de 2020, na AREA 3.1.11 ? Trabalho e no eixo 3.2.3 - Iniciação à Pesquisa. De acordo com as normas do Edital, os projetos inscritos no referido eixo têm como objetivo institucional a necessidade de despertar o interesse dos (as) estudantes pela pesquisa científica e/ou tecnológica e a apropriação crítica de conhecimentos e competências necessários ao (à) pesquisador/a. Tendo em vista este objetivo, o presente projeto visa despertar uma visão crítica entre os estudantes e contribuir com debates sobre a permanência da desigualdade social no Brasil, e na cidade de Salvador, devido ao desemprego, baixos salários, e falta de acesso à educação de qualidade, bem como, à dificuldade de acesso aos serviços públicos básicos (saúde, transporte público e saneamento básico, segurança pública, lazer e cultura, entre outros). No campo da sociologia urbana e sociologia do trabalho, busca-se discutir essas questões através de conseqüências observadas nas cidades com base em duas noções. A primeira se refere à noção de Efeito-Território (neighborhood effects), definida como as desvantagens estruturais que impactam na mobilidade socioeconômica dos indivíduos (abrangendo os determinantes de renda, ocupação e nível de educação). E a segunda, se refere à noção de Efeito de Lugar, na qual se concebe o espaço social como físicamente realizado, ou objetivado, com a distribuição no espaço físico de distintas espécies de bens ou de serviços e, também, de agentes individuais e de grupos fisicamente localizados. Para tanto, propõe-se identificar indicadores da oferta dos serviços, utilizando informações disponíveis tanto nas secretarias municipais, como estaduais, em relação a unidades espaciais da cidade.

Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça