A escola e a família na construção de uma vida saudável

Crianças e adolescentes podem ser multiplicadores do conhecimento adquirido nas escolas, disseminando conceitos de saúde e bem estar em suas casas. Entretanto, uma modificação real de hábitos alimentares, de higiene e de saúde precisa contar com a participação efetiva da família como um todo. A disseminação do conhecimento e demonstração de sua aplicabilidade é uma atribuição importante das Universidades, através de projetos de extensão. Neste sentido, a disseminação de conceitos sobre saúde e bem estar para a sociedade é um dos papéis da comunidade acadêmica, e uma das formas de alcançar esse propósito é utilizando a aproximação facilitada pelas escolas para alcançar as famílias de crianças e jovens matriculados em instituições de ensino da rede pública. Considerando a importância da Fisiologia para a compreensão das respostas funcionais as quais um indivíduo é submetido, seu estudo é de suma importância para guiar a adoção de hábitos saudáveis que contribuam para a saúde humana, uma vez que ao compreender o funcionamento do organismo o indivíduo pode, por consequência, entender o impacto dos hábitos de vida nesse funcionamento. Os objetivos deste projeto são contribuir com a adoção de boas práticas de saúde a partir da promoção do conhecimento sobre o funcionamento integrado do corpo humano para estudantes da rede pública de ensino e promover a aproximação e participação das famílias nas escolas através da propagação de conhecimentos sobre boas práticas de saúde e bem estar. Para tanto, serão promovidas nas escolas palestras relacionadas à hábitos saudáveis, contextualizando com o dia a dia e oferecendo sugestões de baixo custo para pais e tutores. Serão ministradas palestras com conteúdo de Fisiologia Humana Básica, sempre contextualizando o funcionamento do corpo com tópicos de saúde humana para os alunos das escolas participantes.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: