Espaço maker: interdisciplinaridade, criatividade e inclusão social

O sucesso da educação depende de dois fatores: Acessibilidade e qualidade. Ser acessível é estar disponível a todos (as), enquanto contribuição para eliminar as desigualdades sociais via "educação libertadora". Terminologia cunhada por Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido (1987), que significa educação libertária, problematizada e pautada no diálogo. O projeto busca ampliar espaços de discussão, experimentação, diálogos, utilização de diversos recursos tecnológicos e a convergência entre "dois mundos", que na verdade, são uma continuidade dos caminhos educacionais atualmente padronizados: O ensino médio e o superior. Oportuniza-se instituir um ambiente criativo que culmine no sucesso educacional, por criar alternativas de soluções de problemas sociais através da aprendizagem cooperativa e colaborativa em laboratórios de informática na Faculdade de Ciências Contábeis/UFBA (FCC/UFBA) e no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) do Colégio Central - Salvador - BA. Tem-se como finalidade oportunizar um ambiente conjunto na FCC, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), a fim de contribuir para que estudantes de graduação e professores de diversos cursos da UFBA, conjuntamente a estudantes e docentes do ensino médio, possam ter experiências criativas. A SEC-BA junto ao CJCC lançaram em Fevereiro/2016 o Espaço Maker, com o objetivo de oportunizar a estudantes e professores um ambiente de aprendizagem criativa. Neste sentido, busca-se instituir um Espaço Maker colaborativo, trazendo alunos e professores do ensino médio e, numa via de mão-dupla, estudantes e docentes de diversos cursos da UFBA. A interação com o CJCC, visa construir uma cultura de aprendizagem enquanto processo criativo, aberto, investigativo e estimulador de ideias, ao tempo em que se apresenta como motivador da própria aprendizagem. Aprendizagem a partir das concepções e personalidade individual, mas que em ambiente socializado, potencializa-se ideias e soluções à sociedade.

Área Temática:
Tecnologia e Produção