Evolução dos Espaços Urbanos na Cidade do Salvador - 1950 até 2019

O projeto de iniciação a pesquisa intitulado Evolução dos Espaços Urbanos na Cidade do Salvador - 1950 até 2019 é um projeto que deve ser continuado, por estar diretamente ligado à evolução urbana da cidade de Salvador. Iniciado em 2013, esta será sua 6ª edição. A pesquisa reúne fatos e fotos e mapas da cidade do Salvador, desde a sua fundação até os dias atuais (2019), dando ênfase ao período a partir de 1950, para que possam ser disponibilizados em uma página na internet. A página ainda não foi liberada para a comunidade, pois se espera reunir uma quantidade satisfatória de dados sobre a cidade de Salvador. O bolsista selecionado para este plano de trabalho, deverá seguir a metodologia apresentada a seguir: 1ª Etapa – LEITURA E APREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO; 2ª Etapa – COLETA DE INFORMAÇÕES: FATOS, FOTOS E MAPAS; 3ª Etapa – COMPILAÇÃO E EDITORAÇÃO DOS DADOS; 4ª Etapa – MANUTENÇÃO DO SITE; 5ª Etapa: DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO; 6ª Etapa: RELATÓRIO PARCIAL / FINAL. É de fundamental importância na formação dos alunos que tenham interesse e se preocupem em fazer do local onde mora, um ambiente melhor para se viver. Assim, os estudantes selecionados têm a oportunidade em participar de uma pesquisa onde poderão conhecer não apenas a história da evolução urbana da sua cidade como também as políticas públicas aplicadas em sua evolução. Destaca-se como relevante na formação do bolsista, não apenas o conhecimento técnico que deverá ser adquirido e/ou aprimorado a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, mas a oportunidade em aprimorar seu olhar para as questões que envolvem a cidade em que vive neste caso, a cidade de Salvador. O estudante será estimulado a escrever um artigo sobre tema de livre escolha, sendo este relacionado com o seu curso de graduação e com a pesquisa que esta desenvolvendo.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação