Formação profissional de estudantes de Museologia e áreas afins a partir de ações práticas no Museu de Arte Sacra

O MAS cumpre relevante papel socioeducativo e se destaca como instituição de preservação, comunicação e exposição do patrimônio cultural produzido pelo homem. Utilizando esse patrimônio como referencial, desenvolve ações museológicas que estão inseridas no processo de educação não formal. Como museu universitário, busca interfaces entre a práxis e a formação teórica, contribuindo assim ao aprimoramento profissional de estudantes de museologia e áreas afins. A qualquer nível os estudos na área da museologia incluem sempre duas vertentes fundamentais e que se complementam: a análise teórica e o desempenho prático. Desenvolvendo atividades de coleta do acervo, documentação e pesquisa, conservação e comunicação, o MAS promove ações práticas, fundamentadas em bases teóricas e metodológicas no campo da museologia, possibilitando ao estudante uma aprendizagem mais ampla. Nesse contexto, o espaço expositivo do museu se apresenta como um vasto laboratório de conhecimento prático para o aluno, um ambiente de trabalho real aonde o mesmo deverá confrontar-se com as dificuldades, os problemas a resolver, as satisfações do dia-a-dia de um museu, fornecendo-lhe uma primeira experiência de valor inegável. Utilizando a exposição museológica como uma estratégia informacional em um contexto de comunicação e consequentemente de educação, o MAS se insere nessa proposta de difusão de conhecimentos, consciente de sua responsabilidade no processo de formação e comunicação humana. A partir dessa proposta, propõe a capacitação do estudante de museologia, visando sua atuação em práticas museológicas ligadas diretamente ao Setor de Exposição do MAS. Salientamos que o referido projeto foi realizado em outras edições do Permanecer, obtendo experiências bem-sucedidas com a capacitação de mais de dez estudantes de museologia. Sendo assim, optamos por dar continuidade ao projeto.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação