As formações discursivas do saber arquivístico a partir do surgimento dos cursos de Arquivologia no Brasil

O objetivo deste estudo é o de conhecer as formações discursivas relacionadas ao saber arquivístico que proporcionaram a formação das teorias e práticas arquivísticas no Estado brasileiro a partir do surgimento dos cursos de Arquivologia em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Nesta perspectiva, busca-se aprofundar sobre como se desenvolveu o discurso Arquivístico a partir da formação e produção acadêmica dos docentes da área. A pesquisa está estruturada em 03 etapas, a saber: Etapa 1 - Pesquisa Bibliográfica; Etapa 2 - Pesquisa Documental; e Etapa 3 - Pesquisa de Campo. Para melhor apresentação dos resultados serão utilizadas as técnicas de estatística descritiva e de análise de redes sociais e complexas. A análise dos resultados buscará identificar elementos teóricos e históricos que proporcionaram a formação do discurso arquivístico no Estado brasileiro, além de realizar o levantamento da formação Acadêmica/ Titulação e da produção acadêmica dos docentes dos Cursos de Arquivologia existentes no Brasil.

Área Temática: 
Arte, Cultura e Comunicação
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
Gillian Leandro de Queiroga Lima
Cargo: 
Docente