LIVRO-LUGAR: edição de narrativas de comunidades tradicionais e periféricas

Destinado a estudantes oriundos de comunidades tradicionais e periféricas, este projeto tem como objetivo a criação de livros artesanais a partir de oficinas, rodas de conversa e situações de trocas de saberes. A/o estudante bolsista será orientada/o a percorrer caminhos criativos dentro de seu próprio território, cartografando narrativas pertencentes a sua comunidade e posteriormente editando este material em um livro que deve circular amplamente em diversas instâncias, eventos e contextos de ensino e pesquisa dentro da universidade. O/as estudantes envolvidos terão a oportunidade de atuar nas interfaces entre arte e comunidade, universidade e sociedade, vivenciando as possibilidades abertas pela via da extensão. Refletir sobre o contexto do livro como potência de agir e de transformar realidades, como ativismo. Melhor: ARTivismo, Reconhecidamente já um campo vasto na arte do século XX, o ARTvismo como modalidade é também um referência para um dos eixos de pesquisa artística que os estudantes se debruçarão em suas pesquisas artísticas. Depois de terem aprendido em sessões prévias de orientação, os bolsistas serão posteriormente multiplicadores dentro da comunidade, de técnicas de encadernação e de impressão artesanais, com o aproveitamento de materiais do próprio território. Um projeto que pode interessar graduandos no Bacharelado Interdisciplinar em Artes, estudantes da Escola de Belas Artes e de Letras. O objetivo deste projeto é oferecer possibilidades de estudantes criarem seu próprio projeto artístico a partir de vivências, escrevivências (Conceição Evaristo), grafismos indígenas e da estética urbana e/ou rural de própria comunidade, seus materiais, materialidades, modos, jeitos. Uma oportunidade, portanto, de articular com cooperativas de catadores de papel, costureiras de bairro e outros agentes sociais. Ativar ecologias micropolíticas dentro da comunidade e ecologias de saberes dentro da UFBA. Um projeto de extensão em que o/a estudante possa ser protagonista, junto com sua comunidade, de sua escrita e da estética do seu livro-lugar.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação