Manuscritos de Elizabeth Bishop acessíveis em meio eletrônico

O Projeto de Pesquisa Manuscritos de Elizabeth Bishop acessíveis em meio eletrônico visa a análise de documentos de processo que fazem parte do Acervo Bishop, localizado no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Nos sete primeiros anos de pesquisa, os bolsistas envolvidos puderam organizar, em meio digital, um vasto dossiê de criação da escritora Elizabeth Bishop (1911-1979), incluindo: manuscritos poéticos, manuscritos em prosa, correspondência e materiais avulsos. Nesta próxima etapa, serão realizados estudos críticos acerca dos documentos de processo do livro Brazil (1962), de Elizabeth Bishop. A referida obra visava dar um panorama geral sobre o Brasil, abordando diversos aspectos da cultura brasileira. A fim de realizar a atual pesquisa, serão necessários três pesquisadores para trabalhar com os seguintes recortes: (1) A Warm and Reasonable People: Estudos de expressões identitárias no livro Brazil, de Elizabeth Bishop; (2) Undeveloped Land of Legend: A representação das cidades brasileiras sob o olhar de Elizabeth Bishop no livro Brazil; (3) Century of Honor and Pride: A representação da história nacional sob o olhar do Outro no livro Brazil, de Elizabeth Bishop. Para tanto, a pesquisa terá como embasamento teórico-metodológico principal a Crítica Genética (GRÉSILLON, 1994; (BIASI, 2000). A partir do dossiê digital do livro Brazil, de Bishop, os pesquisadores terão a oportunidade de analisar a temática descrita em cada Plano de Trabalho. Para tanto, será utilizado um arcabouço teórico que inclui estudos sobre colonialismo, pós-colonialismo, alteridade (BHABHA, 1990, 1994; LOOMBA, 1998) cultura, identidade, subalternidade (SAID, 1994, 1978; SPIVAK, 1987).

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: