Marcadores sociais e identidade de professoras negras na UFBA

O projeto tem como objetivo identificar de que forma as professoras negras são representadas pelos(as)discentes dos cursos da UFBA. Os estudos permitem considerar que há uma tendência na sociedade em naturalizar ideologicamente as desigualdades sociais e raciais. Neste caso as mulheres negras são impactadas por múltiplas formas de discriminação que ocorre no processo de hierarquização baseada em critérios raciais, de gênero, de classe e geração. (Creenshaw, 2002) no imaginário do brasileiro, ser mulher negra representa exercer funções subalternas e de menor prestígio na estrutura ocupacional, partir de reflexão semelhante. Na forma dominante, o branco é mistificado como expressão de superioridade e universalidade que dispensa especificações, em contraposição, o negro é colocado no paradigma de inferioridade, expressão do que é exótico ou ruim. É construído para ele o mito do negro, como assinalou Frantz Fanon, através de fetiches - selvagem, analfabeto, estúpido, sensual, emotivo, dócil, entre outros. Esse mito influencia no processo de percepção dos indivíduos, sejam eles brancos ou negros, e, portanto, no modo de construção de representações sociais. As representações têm a função de tornar familiar o que nos é estranho, quando uma representação é introduzida na subjetividade, ela será remodelada e reconstruída para relacionar-se e articular-se com outras representações. Stuart hall compreende a identidade como ponto de sutura, ou seja, encontro entre discursos e práticas sociais (nível social) e processos subjetivos (nível psíquico) as identidades são, pois, pontos de apego temporário às posições-de-sujeito que as práticas discursivas constroem para nós. A representação a identidade das mulheres negras deve ser compreendida como um processo cultural As representações de todos os grupos sociais circulam no meio social produzindo sentidos e consequências. No entanto, algumas representações ganham maior visibilidade e passam a ser consideradas como expressão da realidade social.

Área Temática: 
Direitos Humanos e Justiça
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
Angela Ernestina Cardoso de Brito
Cargo: 
Docente