Monitoria em serviço social: itinerário crítico em educação em relações étnico-raciais, de gênero com enfoque na saúde mental

A proposta apresentada no Edital Permanecer 2019 é um projeto permanente de monitoria voltada para a formação de estudantes negras (os) [pretas (os) e pardas (os)] , quilombola e indígenas, beneficiárias (os) do Programa de Ação Afirmativa da UFBA inscritos da PROAE. A base da formação de monitor (a) será a disciplina Diversidade de Gênero, Raça, Etnia no Contexto dos Direitos Humanos-(IPSC09), do curso de bacharelado em serviço social na UFBA, experiência desenvolvida desde 2016. Essa disciplina se destaca por ser um componente curricular obrigatório do curso de serviço social, com 04 créditos distribuídos em 01 encontro semanal (quinta feira) de 13h as 16:40h, no primeiro e segundo semestres letivos, e vai ao encontro dos fundamento e princípios das Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no que se refere à obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todos os níveis de escolarização, com base nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, assim como do Parecer 03/2004 e a Resolução CNE/CP de 2004. Ao logo dos anos a disciplina tem recebido, além dos estudantes do curso se serviço social, graduandos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) de Humanidades, Artes, dos cursos de bacharelado em Direito, Psicologia, Engenharia dentre outros da UFBA, face a ausência do debate étnico-racial vinculado aos direitos humanos nos cursos mencionados. A relevância dessa experiência- exitosa desde a sua implementação- na formação acadêmica das (os) monitores, deve-se ao fato de oportunizar a vivência da monitoria no ensino superior, com vistas a formação de professoras/es universitários e pesquisadoras (es) valorizando a subjetividade e a cultura e a memória afro-indígena brasileira oportunizando o desenvolvimento de habilidades e oportunidades na UFBA e com entidades da sociedade civil.. Nesta edição a temática central será saúde mental e direitos humanos

Área Temática: 
Educação
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
Magali da Silva Almeida
Cargo: 
Docente