As múltiplas dimensões do comer: Ações de cuidado coletivo com estudantes universitários.

Esta proposta de trabalho é uma das ações do Observatório do Comportamento Alimentar-OCA, que tem como missão o desenvolvimento de pesquisas, trabalhos e ações que abordem as diversas dimensões e significados do ato de comer. A ideia dessa atividade de extensão surge como continuação das atividades desenvolvidas no ano de 2018 e em resposta ao Projeto de pesquisa intitulado: ASSOCIAÇÃO ENTRE COMPORTAMENTO ALIMENTAR, SWEET CRAVING, ESTADO NUTRICIONAL, FATORES SOCIOECONÔMICOS, COMPORTAMENTAIS E DE SAUDE EM UNIVERSITÁRIO. Elaboramos uma proposta de intervenção, em que pretendemos realizar ações de cuidado coletivo com os estudantes do instituto. Estas ações pretendem abordar a temática da alimentação no contexto da Nutrição Comportamental, que inclui os aspectos fisiológicos, sociais e emocionais da alimentação com a promoção de mudanças no relacionamento do nutricionista com seu paciente, da comunicação na mídia e da indústria com seus consumidores. Diante do exposto, a presente proposta visa consolidar a prática de ações de cuidados coletivos que possam acolher os estudantes e proporcionar apoio psicossocial durante a trajetória acadêmica. Promovendo o aconselhamento nutricional com o foco no que se come, estabelecendo uma relação à longo prazo para o estabelecimento de metas e planos de ação, que abordem motivações intrínsecas dos alunos para mudarem determinados comportamento. Serão formados 2 grupos de intervenção com no máximo 10 participantes, como as atividades no instituto funcionam no período matutino e vespertino, teremos um grupo para cada turno. Os critérios de inclusão para a participação nestes grupos são: (a) ter alguma queixa psicológica que influencia no comportamento alimentar; e (b) não possuir bulimia ou anorexia nervosa. A primeira participação no grupo se dará por meio de uma interconsulta contando com a presença de 2 profissionais envolvidos. Após essa seleção, serão realizados 10 encontros coletivos, com o intervalo de 15 dias entre os mesmos.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: