Com base na catalogação em andamento do acervo da Multiteca do Laboratório de Audiovisual (LabAV – Facom/UFBA), iniciada por meio de bolsa do Programa Permanecer em vigência (edital 2018-2019), este projeto de pesquisa tem o objetivo de dar continuidade ao processo de levantamento dos itens que compõem o setor, assim como à análise crítica ligada à formação de pesquisadores e pesquisadoras. Para isso, a proposta do ano anterior é aqui parcialmente reformulada, introduzindo uma distinção entre representação e representatividade no título, de modo a considerar dois enfoques possíveis de abordagem do acervo: de um lado, o estudo das representações mobilizadas pelos filmes, particularmente as representações relativas a identidades e questões étnico-raciais, por meio de análise narratológica, imanente ou textual; de outro, o estudo das equipes responsáveis pelos filmes, atentando à sua composição étnico-racial, por meio de análise contextual. Para que esses dois enfoques de abordagem possam ser explorados nesse projeto e em outros contextos, é necessário dar continuidade à catalogação e à análise do acervo, com a consciência das complexidades envolvidas na compreensão da representação e da representatividade étnico-racial que se verifica em seus itens. Este projeto visa a dois objetivos específicos articulados: [1] por meio de pesquisa quantitativa, o levantamento parcial de itens que compõem o referido acervo e a identificação de um conjunto pré-definido de informações sobre cada um deles; [2] por meio de pesquisa qualitativa, a análise de aspecto relevante de seu conteúdo étnico-racial, dentro de um horizonte de interlocução com o projeto de pesquisa Imagem e direitos humanos. Especificamente, a análise fílmica proposta deve estar relacionada aos seguintes problemas de pesquisa: Como a memória da escravidão é abordada no cinema brasileiro moderno? [Plano de Trabalho 1]; Como a memória da escravidão é abordada no cinema brasileiro contemporâneo? [Plano de Trabalho 2].
Nome:
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
Cargo:
Docente