O Modelo Narrativo de Mediação de Conflitos

O presente projeto, intitulado "O Modelo Narrativo de Mediação de Conflitos", tem como espaço de discussão a experiência do Observatório da Pacificação Social da Faculdade de Direito da UFBA, núcleo integrante do conjunto de práticas jurídicas e extensionistas daquele curso, constituindo hoje a principal referência em mediação de conflitos e em formação de mediadores no Estado da Bahia. A mediação hoje dispõe de técnicas apropriadas para atingir os seus fins que é a pacificação social, constituindo-se em um dos mais importantes Meios Alternativos de Solução de Conflitos (MASC’s). As tecnologias que utiliza têm natureza interdisciplinar, congregando alunos e professores dos mais diversos cursos (direito, arquitetura, comunicação social, artes cênicas, dança, bacharelados interdisciplinares, etc.); visam, assim, promover a pacificação social e a transformação da sociedade, fortalecendo práticas de empoderamento social e de autogestão de conflitos, sempre respeitando o princípio da autonomia da vontade das partes. A partir da análise teórica das principais ferramentas de mediação de conflitos, o objetivo geral desta pesquisa é o estudo da narrativa como uma dessas tecnologias, servindo-se da própria experiência do referido Observatório nesse campo. Desta forma, os pesquisadores, observado o processo metodológico de circularidade entre reflexão e ação mediadora, desenvolverão seus trabalhos sob diferentes prismas comunicativos e complementares: o estudo das narrativas vivenciadas na Câmara Modelo e a exploração dessa tecnologia tanto nas capacitações em mediação de conflitos como na implantação de núcleos de medicação nas escolas, comunidades e empresas.

Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça