A comunicação através de dispositivos móveis emergiu como um canal forte dominante no estabelecimento de redes sociais entre adolescentes. Dentro diferentes repertórios comportamentais exibidos pelos adolescentes quanto ao uso dos dispositivos móveis de comunicação, um tem chamado atenção pelo grau de preocupação que tem provocado meus pais meus professores: o sexting. O sexting é a transmissão, por mensagens de texto, de informações pessoais de conteúdo sexual ou a transmissão de fotografias do próprio corpo em nítida alusão sexual. O sexting também envolve informações imagens de colegas com igual caracterização de exposição sexual. Os perigos envolvendo esta prática são a disseminação de conteúdos pessoais sem a devida autorização da pessoa, a importunação e o constrangimento decorrente da circulação de fotos pessoais. Nesta prática, muito do conteúdo disseminado pode ser caracterizado como “pornografia infantil“ segundo o estatuto da criança e do adolescente (Lei 8069 de 1990). O presente projeto se propõe investigar a prática do sexting entre adolescentes em duas escolas, uma pública e uma privada, da cidade de Salvador, Bahia. Será utilizado um questionário a ser respondido pelos estudantes após o devido consentimento dos pais e dos próprios adolescentes. Os dados obtidos serão submetidos a análise de conteúdo e, se preciso, análise de dados textuais com o auxílio do software Alceste. Espera-se que os dados contribuam tanto para compreensão dos determinantes envolvidos na prática do sexting, bem como servir de subsídio para elaboração de programas de conscientização quanto ao exercício da sexualidade mediado pelas tecnologias digitais e à prevenção as consequências negativas de tal prática.
Nome:
Fabricio de Souza
Cargo:
Docente