Oficina de Ideias - Empreendedorismo em Escolas Públicas (desenvolvimento de capacidades e habilidades empreendedoras)

Os empreendedores precisam de habilidades sociais, as quais envolvem um conjunto de competências que permitem aos indivíduos interagirem uns com os outros (DIAS, NARDELLO e VILAS BOAS, 2008). Para desenvolver e ampliar as competências e habilidades empreendedoras dos indivíduos, o processo de aprendizagem é relevante para essa aquisição, uma vez que não há desenvolvimento sem aprendizagem, definindo competência e conhecimento, como um recurso, sendo ambos, fatores-chave para a competitividade econômica e para a participação em várias dimensões da vida social, cultural e política. O objetivo deste projeto é disseminar a cultura do empreendedorismo, visando transformar competências básicas em competências empreendedoras, duráveis, essenciais e necessárias ao seu desenvolvimento profissional, pessoal e futuro. Ou seja, se propõe a desenvolver o potencial dos participantes, incentivando-os ao empreendedorismo, em qualquer atividade que escolherem: empregados, pesquisadores, artistas, proprietários de empresas, se esta for a sua escolha, pois somente a ele cabe fazer sua opção profissional e decidir que tipo de empreendedor irá ser, uma vez que busca, principalmente, preparar o indivíduo para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas à melhoria da qualidade de vida, redução das diferenças socioeconômicas e eliminação da exclusão social. Este projeto justifica-se pela relevância do empreendedorismo no cenário econômico, em razão da redução dos postos de trabalho. Disseminar o empreendedorismo para alunos de escolas públicas é uma maneira de guiar seu crescimento educacional e social, destacando a importância de trabalhar a autoestima e a autoconfiança dos aprendizes e acrescenta, à formação tradicional, componentes que atendam o novo formato das relações de trabalho, mais adequadas à sociedade e à nova economia, preparando para a vida e para a autoaprendizagem. A educação empreendedora, permite aumentar as chances de construir uma ligação entre as capacidades e habilidades empreendedoras e o empreendedorismo.

Área Temática:
Tecnologia e Produção