Plantas Alimentícias não Convencionais: da produção ao consumo.

O projeto prevê a realização de ações dentro do projeto de pesquisa e extensão em andamento "Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs); conservação e fomento à cadeia produtiva" que busca, entre outros objetivos, resgatar o uso e o consumo de plantas negligenciadas e subutilizadas. Essas espécies de plantas sofrem erosão genética pelo fato de terem produção e consumo cada vez mais reduzidos. Algumas delas, entretanto, são amplamente distribuídas e vegetam como plantas espontâneas sendo designadas como "matos", como o bredo, a beldroega e a serralha. Algumas outras são plantas nativas ou introduzidas que tem inserção na tradição de algumas regiões, como o licuri, o umbu e a palma forrageira, por exemplo. As ações desenvolvidas pelo projeto envolvem divulgação por blogue, produção de material de divulgação impresso, distribuição de mudas e degustação de receitas. As atividades previstas no plano dos bolsistas apresentados envolverão estudantes de diferentes áreas nestas atividades, sendo que um dos planos deverá envolver preferencialmente estudante do curso de Gastronomia.

Área Temática:
Meio Ambiente e Agrárias