O tema é a política de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em bibliotecas escolares (BE), considerando os novos desafios tecnológicos no contexto histórico e contemporâneo. Sua pergunta de partida quer saber como a política de CT&I tem implicado em desenvolvimentos ou mudanças decorrentes nas BE, considerando os atuais desafios tecnológicos, as novas formas de interação e aquisição para acesso à informação de modo a auxiliar o processo educativo nas escolas. Objetivo 1: Entender, a partir do contato com especialistas, os desafios e tendências das políticas públicas de CT&I para as bibliotecas escolares frente aos avanços tecnológicos vivenciados na educação; Objetivo 2 Mapear os registros documentais, a partir de 1970, dos órgãos fomentadores e reguladores das políticas de CT&I; Objetivos 3: Levantar na literatura o panorama histórico e contemporâneo das políticas públicas relacionadas com atividades de ciência e tecnologia em BE; e Objetivo 4: Analisar o universo empírico das BE de Salvador e a relação com a política de CT&I. A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, com a metodologia de estudo documental, de observação e bibliográfico. A parte exploratória pretende coletar dados com especialistas, por meio da técnica de Delphi, das agências fomentadoras e reguladoras das políticas públicas de CT&I sejam elas: MCTI, CNPq, CAPES e IBICT. A parte descritiva do estudo irá realizar pesquisa documental exaustiva em bancos de dados de organismos governamentais que formulam políticas públicas e atividades de ciência e tecnologia no Brasil. A parte bibliográfica fará levantamento no BTD da CAPES e no OasisBr do IBICT. Para a etapa da observação será selecionada uma amostra do universo empírico compreende BE de Salvador. Considera-se que este estudo apresenta novas questões para as políticas públicas de CT&I e gestão educacional, principalmente, no que tange aos desafios enfrentados pelas BE frente à tecnologia.
Nome:
Barbara Coelho Neves
Cargo:
Docente