A preservação da memória institucional da UFBA

Realizar a identificação e o tratamento técnico do acervo documental custodiado no arquivo central da Universidade Federal da Bahia, na Coordenação de Arquivo e Documentação. Realizando os procedimentos de higienização, identificação e organização do acervo, basicamente de documentos textuais, além de classificar e aplicar os instrumentos de gestão de documentos de arquivo para uma posterior eliminação dos documentos já prescritos de acordo com as legislações vigentes. Com o objetivo de realizar a gestão arquivística no acervo custodiado no arquivo central para liberação do espaço físico, bem como, disponibilizar o acesso aos documentos para os pesquisadores, docentes, discentes e sociedade em geral como prevê a Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação. A salvaguarda da memória da Instituição é importante e notória pelo seu valor histórico, cientifico e cultural, já que contém em seu acervo documentos desde a criação da Universidade. Há necessidade que essa intervenção seja feita, pois muitos desses documentos estão em processo de deterioração, podendo provocar uma perda significativa para a memória tanto da Universidade, bem como para a história do Brasil.

Área Temática: 
Trabalho
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
Bruno Machado Morais
Cargo: 
Técnico(a) Administrativo(a)