Projeto Dom Quixote: biblioteca andante

O Projeto Dom Quixote: biblioteca andante, alocado no Sistema de Bibliotecas Universitárias da UFBA, foi instituído em 2008, visando participar dos Novos Movimentos Sociais, que se movem voltados à expansão das oportunidades de integração e inserção sociais de grupos vulneráveis. Como nessas propostas societárias, seu objetivo é fortalecer o sentimento de identidade e de pertença de grupos vulneráveis, aproveitando os bens materiais e culturais disponíveis, para o amadurecimento da experiência do ser, dentro de uma proposta sociocultural, política e humanista. Seu traçado metodológico implica em desenvolver ações em quatro linhas: 1. Apoio material às bibliotecas e escolas comunitárias, centros sociais e outras entidades, 2. Formação de agentes bibliotecários, através de seminários, encontros de apoio e trocas de experiência e consultorias. 3. Formações de estudantes universitários, que incluem leitura e produção de textos; discussões teóricas e práticas pedagógicas; análises sobre a realidade brasileira nos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, visando reconhecer a constituição da desigualdade historicamente produzida e mantida quer pela força quer pela transmissão ideológica; e produção de relatórios analíticos de suas atividades. Os estudantes, além da participação nos Encontros de formação semanais, vão para as entidades parceiras, onde cumprem oito horas semanais. Suas atividades educativas são acompanhadas pela coordenação do Projeto. 4. Atuações em entidades comunitárias, sobretudo direcionadas à multiplicação de leitores infanto-juvenis, através do trabalho extensionista de universitários do Dom Quixote, bolsistas do Projeto Permanecer e de Ações Afirmativas, que formados pelo Projeto Dom Quixote, atuam nos espaços conveniados pelo período de um ano, inicialmente, mas, podendo permanecer até por ocasião de suas formaturas. Resultados: No ano de 2018, promoveu-se: distribuição de milhares de livros às entidades parceiras; ofereceu-se formação educacional e sócio-política a cerca 25 estudantes universitários; desenvolvimento de atividades educativas a centenas de crianças e adolescentes; e prestação de consultorias às entidades.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: