Projeto Memorial de Dança - UFBA

O objetivo do Projeto Memorial da Dança da UFBA é tornar acessível a Dança, em suas diferentes dimensões, enquanto área de conhecimento e práticas artísticas e/ou socioculturais. Seu desenvolvimento atenderá às ações de curta, média e longa duração. Na fase atual busca a implantação imediata de ações voltadas ao ambiente da documentação da Escola de Dança UFBA na realização da identificação, do tratamento, organização e disseminação dos documentos ali encontrados, assim como a recolha de documentos de acervos pessoais dos professores, que venham complementar o acervo da Escola. O Projeto conta em sua equipe com duas tutoras, arquivistas, doutorandas no programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação. Importante destacar, que a proposta dos três planos de trabalho, aqui apresentados, se justifica pela importância desses tipos documentais para o entendimento desse ambiente da Dança. A pesquisa em torno da natureza e das especificidades dos conjuntos documentais fotográficos, depositados no Memorial, tem por objetivo apresentar estes documentos como suportes de informações de valor informativo e probatório, produzidos no cumprimento de funções e atividades de natureza institucional, que irão auxiliar na construção de uma memória historiográfica da Dança. Assim como, os recortes de jornais, que devem ser entendidos como vestígios ou testemunhos de atividades e eventos e, por isso, mantendo relação orgânica com os demais itens que compõem o acervo, o que lhes confere potencial informativo que supera o conteúdo neles consignado, credenciando-os como fontes relevantes para a pesquisa. Os Arquivos Pessoais de Professores, por exemplo, tem como objetivo identificar as trajetórias distintas e interrogar a presença dos sujeitos no próprio processo de organização do campo pedagógico, acadêmico e artístico da Dança, e contribuir para a recuperação, preservação e disseminação de documentos relativos à história da própria Escola como da Dança enquanto área de conhecimento.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação