Projeto Mural Digital do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina

O Projeto Mural Digital é uma ação permanente do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina – NAPP-FMB-UFBA. O NAPP funciona como uma instância de suporte aos estudantes de Medicina nos âmbitos pedagógico, psicológico e social. A linha de trabalho desenvolvida através da presente proposta de intervenção tem como objetivo geral manter em funcionamento um veículo de socialização de informações que possibilite ampliar o alcance do NAPP no sentido da prevenção e promoção da saúde dos estudantes de Medicina. Os objetivos específicos envolvem: a) divulgar conteúdos relacionados à qualidade de vida (ao bem-estar) dos estudantes e b) estimular práticas preventivas que evitem o adoecimento físico e psicológico dos acadêmicos. A eleboração e execução de projetos dessa natureza se amparam em estudos abundantes que demonstram que os estudantes de Medicina apresentam risco aumentado para adoecimento psíquico.Desde 2016, teve início a formatação do blog, escolhido como ferramenta para o desenho inicial da ideia. Nesse primeiro ano, após submissão ao Edital Permanecer, foi possível contar com a atuação da bolsista Carolina Lima que contribuiu para as definições da configuração atual, que pode ser acessada em: http://muraldigitalnappfmb.blogspot.com/.Nessa edição do programa Permanecer, o objetivo é continuar consolidando o mural como espaço de estímulo para práticas saudáveis, durante a formação médica. Nesse ano, pretende-se seguir avançando na constante revisão das estratégias e metodologias que estimulem o autocuidado. Será necessário também fortalecer a linha de atuação experimental que iniciou a campanha “Arte na Formação Médica” e visa estimular a produção e publicação de textos literários, além de outras formas de produção artística, que expressem os sentimentos estudantis.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: