Rádio TV Acauã FM WEB e UFBA nas comunidades de Salvador

O projeto de extensão universitária: Rádio TV Acauã FM WEB e UFBA nas Comunidades de Salvador envolve permanentemente os docentes, estudantes, servidores e dirigentes das unidades acadêmicas da UFBA como produtores de conteúdos, gestores e audiência na emissora FM e rádio TV web universitária e comunitária. Na FM 87.9 ela se estende nas comunidades existentes no entorno da universidade. Nas duas emissoras - FM e Rádio TV WEB - a comunidade universitária dialoga com os movimentos sociais, os quais participam da gestão da(s) emissora(s) e da produção dos programas e noticiosos, além da difusão e debate do conhecimento produzido. A inserção do projeto de extensão no Programa Permanecer vem sendo mantida desde 1998 pela sua relevância. Já outorgada pelo Ministério das Comunicações, com a torre e estúdio de transmissão na Faculdade de Economia e outro no PAF, opera em FM 87.9 e simultânea na rede como rádio e TV web. Este projeto integra o programa permanente de extensão: inserção da radiodifusão pública universitária e comunitária na socialização do conhecimento. Em cada unidade da UFBA existirá um comitê de produção de programa e notícias, com a participação dos alunos, docentes, servidores e dirigentes públicos, alem dos previstos para os movimentos sociais. A participação destes requer oficinas de formação, de produção de programa e grade de programação. Os quatro bolsistas necessários ás emissoras e á produção de conteúdos atuarão nas oficinas de formação das comunidades envolvidas, tendo ações comuns de produção e emissão de programas em rádio e tv web. Nos dois planos distintos de trabalho: um na área de radiodifusão FM e outro na programação de TV web e processamento de dados e dois outros para a produção de programas e noticiosos em radio e TV.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação