Recursos desenvolvimentais e desenvolvimento juvenil positivo (PDJ) entre culturas: Um estudo internacional comparativo

O projeto tem como proposta testar um modelo para uma melhor compreensão do que é a juventude, sustentada na concepção de que os jovens são seres humanos com forças e recursos. As bases teóricas do projeto são a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano Bronfenbrenner, o Modelo Integrativo de Garcia-Coll e os 5Cs do Desenvolvimento Juvenil Positivo (DJP) de Lerner, concepções que permitem o exame de resultados desenvolvimentais levando em consideração diversas camadas presentes no contexto sistêmico de relações interativas na família, comunidade e sociedade. O objetivo geral é avançar o conhecimento sobre mecanismos promotores de DJP no contexto brasileiro e desenvolver referências baseadas em evidência científica para políticas públicas voltadas para promoção do bem-estar dos jovens. O projeto terá a participação de 400 estudantes entre 15 e 24 anos, de ambos os sexos, de Universidades e Instituições de Ensino Médio em Salvador, Bahia. O instrumento usado será o questionário 4-H PYD (Positive Youth Development), o qual sofrerá tradução e tradução reversa pilotadas e testadas a fim de assegurar adequação linguística e psicométrica. Serão realizadas análises descritiva e de regressão através da técnica de equações estruturais para identificar padrões nos vários recursos desenvolvimentais, interações e associações com os diferentes resultados positivos estudados. Serão utilizados os Programas MPlus e AMOS.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: