Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO)

A Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO) é uma atividade extensionista criada em 2005 com o apoio do CNPq e atua em diversos setores da comunidade, através de exposições itinerantes, esta última, constando de painéis, dioramas, kits zoológicos (ZOOKITS), aquários e terrários (ZOOLOGIA VIVA), jogos e jogos eletrônicos (ZOOTECA). Além disso, a produção de teatro de fantoches e de bonecos com a contação de histórias (REDEZOO EM CENA) e do Livro infanto-juvenil ZOOAMIGOS. Esta proposta trata de uma investigação do impacto das ações extensionistas da REDEZOO no desenvolvimento da cultura centífica nas regiões de atuação. Pretende avaliar o potencial do seu conjunto de ações educativas na divulgação científica nos campos da mediação, da museologia e do público. Busca fortalecer e consolidar a gestão museal e o setor educativo do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos, da UFBA (NOAP/UFBA), promover uma articulação com o Instituto Butantan/SP, Instituto Vital Brazil/RJ, Fundação Ezequiel Dias e Casa de Vital Brazil/MG), capacitando estudantes/profissionais para a atuar em museus de C&T, com ênfase na preservação dos acervos e memória do conhecimento e da fauna de animais peçonhentos. Este projeto de natureza quali-quantitativa, é uma pequisa-ação do impacto das atividades de educomunicação para a produção de conhecimento e popularização da Zoologia. A pesquisa é conduzida nos campos da museologia, da mediação e do público. No campo da museologia buscamos construir novas propostas de exposições itinerantes. No campo da mediação, buscamos investigar a atuação dos mediadores, através de questionários semi-estruturados sobre a sua identificação com o tema da exposição, a concepção de museus universitários, associação entre ensino-pesquisa-extensão, a sua condução como mediador-educador, dificuldades, facilidade e desafios da mediação. Em relação ao público, utilizaremos o método já consolidado de Santos e Lira-da-Silva (2012).

Área Temática:
Biologia