Restauração dos Retábulos do claustro da Igreja de Santa Tereza

O presente projeto propõe a continuidade do restauro dos retábulos parietais do cláustro da Igreja de Santa Tereza, atual Museu de Arte Sacra da UFBA, visando a capacitação de jovens estudantes de graduação. O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS) além de bens integrados (retábulos, púlpitos, azulejaria) possui um acervo de imaginária, ourivesaria, pinturas, mobiliários e têxteis. O Setor de Conservação e Restauração do referido Museu trabalha na conservação deste acervo assim como na restauração de peças com degradações mais profundas. Na edição do Permanecer 2018, propomos a restauração de um dos quatro retábulos parietais,localizados no claustro da igreja de Santa Tereza, porém, ao longo do projeto, identificamos que por questões metodológicas, seria mais sensato a restauração dos elementos similares de cada retábulo, ou seja, iniciamos e concluímos as quatro mesas dos quatro retábulos, e duas folhas de vedação em madeira de um dos retábulos. Isto porque, exige-se técnicas e materiais específicos. Para a edição do Permanecer 2019, pretende-se continuar o projeto, restaurando as três portas policromadas dos retábulos restantes e a cercadura em arenito com pinturas decorativas à têmpera em pedra em arco romano. Os auxiliares terão acompanhamento sistemático que consiste nas seguintes etapas: Retirada das folhas de vedação dos três retábulos restantes; fixação da pintura; retirada do excesso de cera sobreposta a pintura,nivelamento de lacunas; reintegração cromática; tratamento da pintura a tempera sobre o arenito.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação