Saberes e Práticas Construtivas com Bambu

O projeto objetiva sistematizar os diversos processos de disseminação das técnicas construtivas com bambu a fim de fortalecer as ações já iniciadas no Brasil e indicar novas possibilidades de incentivo, ensino e materialização da arquitetura na Bahia. Articula-se nessa proposta de projeto: o levantamento de instituições que transmitem o conhecimento em todo o território nacional sobre o bambu como potencial de material de trabalho para a construção civil e a analise dos impactos gerados por essas instituições em suas atuações e arquiteturas produzidas no Brasil. A escolha do bambu justificou-se pela sua própria natureza e abundância, capaz de agregar diversos valores técnicos, ambientais, sociais e econômicos. Pesquisas apontam esta tecnologia como grande potencial de desenvolvimento, criação e inovação de espaços adequados ao clima. Este projeto se insere na Linha de pesquisa "Ensino, projeto e tecnologia da construção", desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa: Projeto, cidade e memória, do PPG-AU/FAUFBA e certificado pelo CNPq. Prevê também ações de extensão na modalidade que integra "evento", "curso" e "produto", na forma de "programas de extensão universitária" agregando-se ao projeto de extensão de caráter permanente dado início em 2015, intitulado "Investigação e execução de elementos em madeira na arquitetura" do Grupo Tectônica da Faculdade de Arquitetura e aos projetos de pesquisa e extensão: "Saberes e práticas construtivas com bambu" e o "Canteiro Experimental UFBA: diretrizes de projeto", visando incentivar a prática da construção com bambu enquanto processo de aprendizagem, consciência socioambiental e desenvolvimento de inovações tecnológicas através de vivências, experimentações e compartilhamentos junto com a sociedade. Amplia-se com este projeto o repertório acadêmico e técnico, assim como sua sensibilidade para o contexto sociocultural e ambiental, o papel da arquitetura, desde a concepção espacial, materialidade e dinâmica projetiva.

Área Temática:
Tecnologia e Produção