Se Conhecendo em Salvador

Com o advento do SISU, uma grande parcela de estudantes ingressos na UFBA são procedentes de outros municípios ou estados. Aos fins de semana, os estudantes procedentes de cidades distantes das regiões metropolitana de Salvador tendem a sofrer maior isolamento. Justificativa: Buscando a integração entre os estudantes e ente os estudantes e seu meio (cidade de Salvador), almejamos realizar passeios a pontos turísticos da cidade, aos fins de semana, guiados por um monitor (veterano do curso de História, Arquitetura ou de Estudos afro). Objetivos Promover integração entre estudantes da UFBA de diferentes semestres e cursos. Ampliar a rede de apoio social de estudantes fora do seu domicílio Promoção à saúde através de atividades culturais e sociais Estimular a mobilidade na cidade de Salvador e a busca por atividades culturais e sociais por estudantes procedentes de outras localidades. Metodologia A cada fim de semana seria agendadado um horário e um ‘Ponto de Encontro’, onde o monitor aguardaria os estudantes. Todos os estudantes seriam convidados por agenda aberta, divulgada no site da UFBA e nos diretórios acadêmicos das unidades de ensino. Aqueles que desejassem, iriam ao local e horário marcado para encontro com o monitor, o qual promoveria a integração entre o grupo, passeio no local explorando aspectos turísticos e históricos da cidade. O monitor irá favorecer a familiarização com o local, vias e meios de acesso, trajetos para pedestres, equipamentos (praças, museus, monumentos, teatros) disponíveis no local. Pontos turísticos de Salvador, praias e parques estarão entre alternativas de roteiro. O bolsista ficaria responsável por mapear as atrações sociais, culturais ou esportivas gratuitas que ocorrem na cidade de Salvador e atualizar semanalmente uma agenda cultural e disponibilizar juntamente com as atividades do “Se conhecendo em Salvador” link na página UFBA e por email aos diretórios acadêmicos das unidades de ensino.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: