Seminários Novos e Velhos Saberes na Escola

O projeto é uma variação dos Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia, que existe desde o ano de 2001, ininterruptamente. Os Seminários, como doravante indicados, foram criados para divulgar as atividades de pesquisa dos professores e estudantes do Instituto de Biologia, num primeiro momento, e passaram a receber professores e pesquisadores de outras instituições,da Ufba, de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Os Seminários seguem, sempre às primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês, mas uma nova dinâmica associa-se a ele. o projeto é simples, e consta de contato com diretorias e coordenações pedagógicas de escolas públicas de nível médio, este contato é feito através de diversas formas, correio eletrônico, whatsapp, telefone, e em muitos casos, visitas in-loco, para deixar claro o nosso interesse na construção dessa atividade transdisciplinar. A partir daí as escolas apresentam uma demanda, e nós buscamos, de preferência, dentro da universidade, mas não só, atender a esta demanda. Quando o palestrante confirma a palestra, fazemos um novo contato com a escola, para que o palestrante visite a escola, tenha contato com a sua realidade e a realidade e os objetivos dos professores, e passe a ter um conhecimento do ambiente da palestra, e busque adequar também sua palestra para uma linguagem mais consentânea com a realidade escolar. Após a palestra voltamos à escola para que ela própria nos indique a repercussão da palestra, dentro do universo dos alunos, e se os objetivos foram alcançados.

Área Temática:
Biologia