O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem neurodesenvolvimental caracterizada pelo comprometimento nas interações sociais, comunicações verbais e não verbais e um padrão de comportamento estereotipado. Em muitos casos pode aparecer acompanhado de desordens de déficit de atenção e hiperatividade. Os transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma das mais comuns desordens em indivíduos em idade escolar. Dentre os padrões clínicos estão a falta de concentração, a impulsividade e a hiperatividade motora. Resultados de estudos genéticos tem demonstrado a identificação de marcadores para o TEA e para o TDAH, entretanto as evidências são pouco conclusivas. Vários esforços para achar novas variantes ou complementar pesquisas na validação de variantes analisadas tem sido empregados pelos pesquisadores em estudos de TEA e TDAH. Atualmente, existe um interesse de investigações que busquem demonstrar os aspectos genéticos e o perfil neuropsicológico, com objetivo de complementaridade entre tais avaliações. Para o presente trabalho pretende-se realizar um estudo analítico transversal com grupos de comparação, onde serão selecionadas cento e vinte crianças, com idade entre sete e onze anos, com quadro clínico para o TEA sem comprometimento intelectual, TEA com comprometimento intelectual, TDAH. Para isso será realizada avaliação neuropsicológica, a partir de testes cognitivos e escalas de comportamento e a extração do DNA, a partir do sangue total e a genotipagem de SNP ocorrerá através da amplificação pelo método PCR em tempo real. Assim, o presente estudo terá por objetivo investigar a correlação genética e neuropsicológica entre TEA e TDAH. Os resultados obtidos permitirão reunir dados inéditos, de alto valor científico sobre essas desordens neurodesenvolvimentais e consolidar um grupo de pesquisadores sobre este tema no estado da Bahia.
Nome:
Patricia Martins de Freitas
Cargo:
Docente