Dinâmicas semióticas nas trajetórias universitárias de estudantes negros

O objeto deste projeto são as trajetórias universitárias de estudantes negros, considerando a necessidade de produção de conhecimento psicológico sobre a experiência vivida por eles dentro deste espaço específico de educação. Com isso, pretende-se fornecer elementos para a compreensão de como as vivências universitárias entrelaçam-se com a tarefa desenvolvimental de jovens negros. Este projeto faz parte de uma pesquisa de Doutorado realizada pela tutora, sob orientação da professora Drª Maria Virginia Machado Dazzani, que objetiva analisar como estudantes negros negociam significações na construção do self nas suas trajetórias universitárias. A relevância deste estudo reside tanto nos aspectos científicos quanto nos aspectos sociais. No que concerne aos primeiros, o conhecimento produzido ampliará as possibilidades de análise da problemática tratada, uma vez que a maior parte dos estudos que abordam trajetórias de estudantes universitários negros centra-se nos aspectos sociais, políticos ou educacionais. Sobre a relevância social, a partir das análises realizadas sobre as narrativas dos participantes, será possível evidenciar e refletir sobre elementos que constituem essas trajetórias e que, uma vez conhecidos, poderão embasar a estruturação de programas e projetos no âmbito das universidades.  Neste estudo serão discutidos aspectos concernentes à juventude e suas tarefas desenvolvimentais e, em seguida, considerações mais específicas sobre a juventude negra que vem ingressando na universidade nos últimos anos (no contexto brasileiro), após um longo período de segregação e exclusão deste espaço. A fundamentação teórica do estudo é a Psicologia Cultural Semiótica que possibilita uma perspectiva voltada para as significações elaboradas pelos participantes da pesquisa. Em relação ao delineamento metodológico, a proposta é uma pesquisa qualitativa e idiográfica, sendo o estudo de caso múltiplo a estratégia metodológica adotada. Os participantes serão jovens (18 a 29 anos), com pelo menos um ano completo na universidade, provindos de qualquer curso de graduação, na modalidade presencial. 

Área Temática: 
Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça
Orientador do Projeto: 
Nome: 
Maria Virginia Machado Dazzani
Cargo: 
Docente
Modalidade: 
Atividade de Pesquisa