Leitura filológico-crítica dos manuscritos de Ildásio Tavares: a prosa de temática negro-brasileira

Um dos maiores problemas enfrentados pelas ações de preservação das práticas culturais negras (negro-brsileiras e/ou da África Nega) é a falta de política pública e de ações que visem à preservação da produção intelectual e artística de pessoas que, mesmo diante de um cenário que não favorecia às tradições culturais negras, não abateram-se. Superaram o epistemicídio. Direta ou indiretamente, este foi o papel intelectual promovido por Ildásio Tavares, poeta, escritor, dramaturgo e professor de literatura brasileira da Universidade Federal da Bahia, obá de Xangô de um dos mais importantes terreiros de Candomblé do Brasil, o Ilê Axé Opô Afonjá. Após o triste seu passamento, a família doou todo o acervo à Biblioteca Central Reitor Macêdo Costa, que, por usa vez, acondiciou tudo na seção recentemente criada Lugares de Memória. Entretanto, ainda não foram realizados os procedimentos de inventariação dos manuscritos, tampouco há conhecimento das produções inéditas no acervo. Assim, em parceria com o Setor de Teoria da Literatura e o Setor de Filologia, propõe-se um estudo da produção intelectual e artística a partir dos manuscritos presentes no acervo. Como a documentação é bastante extensa, será feito um recorte temático, qual seja: produções críticas e/ou artísticas que tenham como atravessamento  cultura negro-brasileira.

Área Temática: 
Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça
Orientador do Projeto: 
Nome: 
Arivaldo Sacramento de Souza
Cargo: 
Docente
Modalidade: 
Atividade de Pesquisa