MUTUM

A formação e qualificação em saúde tem o desafio de superar alguns obstáculos que têm, historicamente, distorcido a percepção da sociedade de sua real importância no processo de construção de um novo modelo de saúde, pois tem sido sistematicamente criticada por seu caráter excessivamente técnico em detrimento de aspectos fundamentais, como a prevenção, a promoção da saúde e a educação em saúde, além de uma relação paciente profissional mais humanizada e a própria ética do cotidiano. Esta construção depende de uma melhor formação, por parte do profissional, sendo fruto de uma maior aproximação da educação e da saúde com a realidade social do seu meio, além de uma participação articulada e efetiva destes dois agentes no Sistema Único de Saúde. Logo, a prática deve ser desenvolvida por recursos humanos quantitativa e qualitativamente adequados às necessidades de todos os brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação. Nesse contexto, no âmbito do Ministério da Educação, foram instituídas as Diretrizes Curriculares que são orientações para a elaboração dos currículos e devem, necessariamente, ser adotadas por todas as instituições de ensino superior. Para os cursos na área da saúde, o conceito de saúde estabelecido na Constituição e os princípios que nortearam a criação e a implantação do SUS foram fundamentais. Segundo os pareceres da Câmara de Educação Superior (CES/CNE), as diretrizes devem levar os alunos a aprender a aprender, o que engloba aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.

Área Temática: 
Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça
Orientador do Projeto: 
Nome: 
Raquel Souzas
Cargo: 
Docente
Modalidade: 
Atividade de Extensão