Na sociedade em que se vive, cada vez mais tem-se percebido a necessidade de desenvolver competências para definir as necessidades informacionais, selecionar a informação pertinente e usá-la efetivamente para construção do seu conhecimento. Por isso, se torna ímpar desenvolver pesquisas que evidenciem o desenvolvimento e o emprego de competências nos dizeres, saberes e fazeres dos sujeitos em comunidade. Em vista dessas questões, delineou-se os objetivos deste projeto, onde o objetivo geral consiste em compreender de que maneira os sujeitos que moram em zonas de vulnerabilidade socioeconômica desenvolvem e empregam competências em informação no seu cotidiano. Como objetivos específicos, busca-se: 1) discutir à luz da literatura a competência em informação e a sua contribuição para que sujeitos em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam SER; 2) Verificar como os sujeitos definem, selecionam, elegem pertinência, apropriam-se e usam a informação; 3) Investigar como compartilham informações, aprendem individualmente e com o outro; 4) analisar o sentido da competência em informação na realidade de vidas desses sujeitos e o seu reflexo no processo de construção de saberes. Para responde-los, traçou-se o percurso metodológico, onde a pesquisa é enquadrada como qualitativa, com o uso do método biográfico. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam trazer contribuições relevantes para a Ciência da Informação e demais pesquisadores que tenham interesse na temática. Entretanto, o resultado mais significativo está na possibilidade de demonstrar o quanto que o desenvolvimento e emprego de competências em informação pode contribuir para o exercício cidadão daqueles sujeitos que vivem em regiões com evidente vulnerabilidade socioeconômica.
Nome:
Jaires Oliveira Santos
Cargo:
Docente