Saúde de mulheres (transexuais) e travestis: reflexões sobre acesso, acolhimento e cuidado

O Projeto visa desenvolver atividades reflexivas acerca do acesso aos serviços de saúde, acolhimento e dispensa de cuidados a mulheres (transexuais ) e travestis, com ênfase para o respeito ao ?nome social? e reconhecimento à expressão e identidades de gênero com ampliação para apreensão das representações sociais construídas por  discentes e docentes de Enfermagem sobre as pessoas transexuais, travestis e lésbicas. A atividade de pesquisa terá a sua fundamentação teórico-metodológica com o aporte da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012; 2013; JODELET, 2001), privilegiando a abordagem estrutural (ABRIC, 2000; 2003), objetivando apreender as representações sociais construídas por discentes e docentes de enfermagem sobre as pessoas transexuais, travestis e lésbicas e avaliar possíveis influências no cuidado em saúde. Enquanto que a atividade de extensão tem como objetivo promover a sensibilização e reflexão junto a estudantes de graduação e nível técnico da área de saúde e profissionais, prioritariamente da Enfermagem, no que se refere ao acolhimento, acesso e dispensa de cuidados, considerando as especificidades e singularidades que permeiam as transgeneridades. Esses encontros dar-se-ão por meio de rodas de conversa e encontros em espaços acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Considerando o eixo Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça, especificamente a área temática Gênero e Diversidade Sexual, o projeto objetiva contribuir na formação de estudantes da graduação de Enfermagem, tendo em vista que a temática ainda é pouco discutida nos currículos formais da área de saúde.

Área Temática:
Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça