Tecnologias sociais de Prevenção da Tuberculose em Comunidades Tradicionais Afro-Brasileiras

A tuberculose é uma doença infecciosa de elevada magnitude, reconhecida como problema de saúde pública mundial. Tendo em vista que se trata de uma doença sujeita a um conjunto de determinantes sociais, como renda, cor da pele, condições de moradia, entre outros, acredita-se que a população negra seja mais afetada pela doença. A articulação entre Universidade, Serviços de saúde e comunidade é um dos caminhos de promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.  O presente projeto de extensão tem o objetivo de desenvolver tecnologias sociais de prevenção da tuberculose em uma comunidade tradicional afro-brasileira de Salvador. Tecnologias Sociais são produtos, técnicas, métodos, metodologias produzidas na interação com a comunidade. São tecnologias inovadoras, replicáveis e efetivas na resolução de problemas e transformação da realidade social. Segundo Novaes & Dias (2009), a Tecnologia Social (TS) se contrapõe à tecnologia convencional ao reunir características como: 1) ser adaptada a pequenos produtores e consumidores de baixo poder econômico; 2) não promover o tipo de controle capitalista, segmentar, hierarquizar e dominar os trabalhadores; 3) ser orientada para a satisfação das necessidades humanas (produção de valores de uso; 4) incentivar o potencial e a criatividade do produtor direto e dos usuários; 5) ser capaz de viabilizar economicamente empreendimentos como cooperativas populares. Por fim, a TS estaria mais imbricada à realidade das sociedades locais, de modo que pudesse gerar respostas mais adequadas aos problemas colocados em um determinado contexto.

Área Temática:
Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça