Uso de Jogos Educativos Interdisciplinares no Ensino da Estatística

Hoje, o ensino da Estatística está presente no ensino fundamental, médio e na grande maioria dos cursos universitários. Assim, o conhecimento dos alunos torna-se ferramenta imprescindível para os serviços prestados por esses futuros profissionais, sendo eles: farmacêuticos, empresários, economistas, engenheiros, os próprios estatísticos e etc. No Brasil, não existem cursos de Licenciatura em Estatística, por isso os professores de estatística são profissionais de outras áreas ou apenas bacharéis. Qualquer que seja o caso, esses professores não possuem formação adequada e habilidades para desenvolver uma metodologia de ensino. Além disso, as próprias dificuldades apresentadas pelos estudantes também são fatores que dificultam o processo de ensino/aprendizagem. Assim, pensando em melhorar o ensino dessa ciência, esse trabalho tem como objetivo desenvolver modelos concretos áudio-visuais que ajudem no aprendizado da teoria estatística. Além disso, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes nesta ciência, já que muitos são de outras áreas como saúde e humanas e que têm no seu currículo a disciplina Estatística, este projeto irá utilizar uma abordagem interdisciplinar, integrando mais de uma disciplina em um projeto comum para dar um novo significado ao conhecimento. Portanto, o desafio deste projeto é concretizar essa integração, sem a divisão clássica entre algumas disciplinas, ao propor modelos áudios-visuais que promovam essa relação inter e transdisciplinar entre a área de exatas e outras de interesse dos estudantes. Após o estudo e o desenvolvimentos desses modelos concretos áudio-visuais, o projeto visa emprestar os modelos concretos aos professores para serem utilizados em sua aula, auxiliar professores a criarem os seus próprios modelos e fazer exposições divulgando a Estatística. Para isto, este projeto conta com a estrutura já existente do Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística (LEMA) da UFBA.

Área Temática:
Políticas de Assistência Estudantil