SÍTIOS HISTÓRICOS URBANOS: ANÁLISE, GESTÃO E INTERVENÇÃO

Professor(a):
NIVALDO VIEIRA DE ANDRADE JUNIOR
Ementa:

Conceitos e categorias de Sítios Históricos Urbanos (SHU). A estratificação urbana: a cidade como palimpsesto.A importância simbólica, cultural, social e funcional dos SHU. Análise urbana aplicada a SHU. Morfologia urbana e a apreensão da forma urbana. Os conceitos de ambiência e entorno. O Decreto-Lei 25/1937, o tombamento de SHU no Brasil e as noções de vizinhança e visibilidade. As cartas, normas e recomendações internacionais relativas aos SHU. Centros históricos e centralidade urbana. As expressões sociais, funcionais, e conômicas e culturais sobre os SHU. Os instrumentos do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) e sua aplicação na preservação dos SHU. Participação social na preservação de SHU. O patrimônio como vetor de desenvoilvimento econômico e social. Conservação, requalificação, revitalização e renovação de SHU. Patrimônio industrial e sítios industriais abandonados. Turismo, animação cultural e gentrificação. Habitação de mercado e habitação de interesse social em SHU. Linhas de financiamento de imóveis privados. Mobilidade, acessabilidade universal e pedestrianização. A inserção de grandes equipamentos na requalificação der sítios históricos urbanos: universidades. Análise de experiências europeias, latino-americanas e brasileiras relevantes.