Dança e educação para as relações étnico-raciais

Modalidade: 
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)
Orientador(a): 
Amelia Vitoria de Souza Conrado
Resumo: 

A pesquisa intitulada "Dança e Educação para as relações étnico-raciais", vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDança) da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na linha "Mediações culturais e educacionais em Dança ". Também, constitui-se como pesquisa matricial do GIRA- Grupo de pesquisa em culturas indígenas, repertórios afro-brasileiros e populares, criado em 2017, certificado no diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ. Nesse sentido, a referida pesquisa está em andamento e necessita do apoio de estudantes no nível da iniciação científica e os em nível de pós-graduação, estes já vimos integrando na condição de orientandos conforme o ingresso junto ao PPGDança. E é por tais motivos que vimos pleitear a concessão de 3 bolsas de pesquisa de iniciação científica através do referido edital PIBIC/UFBA, conforme a descrição dos Planos de Trabalho que se intitulam: "Danças Populares, ações artístico-educacionais e intervenções em territórios culturais"; "Mostra artística e investigativa GIRA"; "Saberes Indígenas em Danças e formas de apresentação". Os objetivos voltam-se ao trato do conhecimento de Dança relacionada a uma perspectiva de educação e arte voltada às problemáticas étnico-raciais, enquanto um campo epistemológico do pensamento contemporâneo; Levantar a contribuição artística, política e cultural africana, afro-brasileira e indígena na dinâmica e processo civilizatório brasileiro, vislumbrando ressignificar os sentidos e valores a partir de uma intelectualidade científica cujos aportes configuram-se como não-hegemônicos; Construir redes de reflexões inter e transdisciplinares no campo da dança, articulado a uma metodologia de pesquisa-ação que vislumbra a organização de grupo de pesquisa, visando intercambio de práticas, difusão de estudos e produção de materiais que possam ser devolvidos às comunidades tradicionais, artistas e agentes culturais, enquanto estratégias voltadas à autonomia e empoderamento dos setores sociais e políticos que compõem esta rede.

Número de Bolsistas: 
2