A Escola de Música da UFBA entre formação, extensão e práticas profissionais

Modalidade:
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)
Orientador(a):
Angela Elisabeth Luhning

O presente projeto é uma desdobramento final do projeto iniciado em 2016, pesquisando a trajetória da Escola de Música da UFBA/ EMUS como instituição de formação de profissionais ligados à área de Música durante os mais que 60 anos de sua existência. A etapa final da pesquisa se propõe a aprofundar as etapas anteriores, que realizaram uma discussão conceitual sobre o diálogo das propostas iniciais da EMUS a partir dos diversos discursos existentes, pautada na presença de muitas pessoas emblemáticas, cuja atuação hoje está pouco presente nas discussões sobre os rumos atuais da EMUS. Surgiram novos perfis de alunxs, além de novas demandas e propostas de atuação que, afinal, levaram à criação do curso de música popular (2009) e do mestrado profissional (2012). Propomos refletir sobre o perfil atual da EMUS frente a sua trajetória histórica, bem como perante a novas demandas profissionais/sociais e questionamentos da sociedade sobre os papeis da arte no mundo contemporâneo. A etapa final da pesquisa agora proposta, desdobra questões das etapas anteriores, analisando o período atual, buscando entender as percepções do corpo discente e docente em relação ao passado e aos diálogos entre EMUS e sociedade contemporânea, a partir de dois aspectos: a extensão e experiências de atuação profissional, para isso também incluindo diálogos com pessoas egressas da escola. Desta forma pretende-se juntar a etapa final com a discussão inicial: quais as relações da proposta da EMUS, ao ser criada em 1954, com as atuais obrigações sociais e possibilidades de diálogo com a sociedade contemporânea que hoje certamente tem outras percepções do papel e das características das artes. Cabe uma discussão especial à questão do diálogo com a música popular, já iniciado décadas atrás, mas sem continuidade na época, a fim de tornar audíveis discursos e oissibilidades ainda pouco presentes nas discussões atuais da EMUS.

Número de Bolsistas: