Lugares de Memória(s) e Dança(s) na Bahia: o Memorial da Escola de Dança da UFBA como acionamento e salvaguarda

Modalidade:
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)
Orientador(a):
Maria Sofia Villas Boas Guimaraes

O projeto apresentado busca a requalificação do Memorial da Escola de Dança da UFBA, de natureza permanente. A Escola de Dança da UFBA, sendo o primeiro Cursos Superior de Dança no país, estabeleceu-se no Brasil tanto como um farol, um emissor de sinais do que ocorria na vanguarda artística em dança no Brasil, como também se configurou como um porto, um espaço a abrigar e fomentar acontecimentos de relevância nessa área. Justamente por essa importante função pedagógica e artística, de afirmar e potencializar a dança como área de produção de conhecimento, o alcance deste projeto irá além dos interesses específicos da instituição, pois pretenderá atingir os interesses das comunidades de dança local, nacional e internacional. Criado em 2006, o Projeto Memorial da Escola de Dança da UFBA, organizou, num primeiro momento, a documentação a trajetória artístico-acadêmica da Escola, desde sua criação, em 1956 até 1965, período em que colaram grau as primeiras turmas dos cursos de Magistério Superior em Dança e Dançarino Profissional. Na etapa atual, busca-se a criação de uma base de dados, com a higienização, organização e digitalização de documentos referentes a produção de seus grupos arísticos: Conjunto Contemporâneo de Dança (1956 a 1959); Grupo Juventude Dança (1961 a 1965); Grupo de Dança Contemporânea - GDC (1965 até este ano de 2018); Grupo Imagem (1996 a 19998) e Grupo Experimental de Dança (1977 a 1992). Esse procedimento será realizado, também, incluindo documentos coletados de acervos pessoais daqueles que estiveram à frente dos Grupos artísticos da escola. Com o tratamento arquivístico e a base de dados, pretende-se contribuir para estudos, pesquisas e criações em dança e para a disseminação da trajetória da Universidade e do Ensino da Dança no Brasil.

Número de Bolsistas: